Siga-nos

Como Emitir a 2ª Via Do Título De Eleitor

Éder Costa

Publicado

em

Hoje nós vamos falar sobre a emissão da 2ª Via do Título de Eleitor. O título de eleitor é um dos documentos mais importantes que o cidadão brasileiro possui.

Justamente porque ele comprova que a pessoas está inscrita devidamente na justiça eleitoral do Brasil. E consequentemente se encontra em condições legais para exercer ativamente seu direito de voto. Dessa forma, esse direito vale para as eleições municipais – estaduais e federais.

Isso é o que o artigo 1 da lei complementar de n° 64 desde o dia 18 de Maio de 1990. O título de eleitor é emitido por pessoas que comprovem ser de nacionalidade brasileira. Sua impressão é feita por um serviço de computador, constando o nome do eleitor, a data de nascimento e a unidade federativa. Além disso, o município e a zona de secção com a assinatura ou a impressão digital do seu polegar para aqueles que são considerados analfabetos.

No entanto, como qualquer outro documento pode acontecer alguns problemas como extravios – perdas – furtos e roubos. Sendo assim, neste artigo, você vai obter informações que vão te ajudar a saber como emitir a 2ª Via do Título de Eleitor, confira detalhadamente as dicas do site Segunda Via.

Quando Foi Criado o Titulo De Eleitor?

Um dos documentos mais antigos na vida do cidadão brasileiro, este é o título de eleitor. Sua criação aconteceu em 1875, pela lei dos terços, onde os eleitores de 1° grau receberam um comprovante de qualificação que comprovava as condições de voto.

Enquanto que os eleitores de 2° grau recebiam um documento mais conhecido como diploma de eleitor.

No entanto, 1881 foi criado através da lei Saraiva aconteceu uma grande reforma eleitoral com alterações que determinaram o fim dos graus na eleição.

Desde então foi instituído o título de eleitor obrigatório. Já no ano de 1932, o documento passou a ter uma foto do titular, mas somente em 1956 ele se tornou obrigatório. Sendo assim, em 1986 surgiu mais um modelo sem o retrato e este é usado atualmente.

Como Funciona o Aplicativo e-Título de Eleitor?

Porém, no ano de 2017, o TSE – Tribunal Superior Eleitoral fez o lançamento de um aplicativo com o nome de e-Título.

Seu desenvolvimento teve inicio no TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Acre e consequentemente adotado pelo TSE que passou a ser usado em todo o Brasil.

Com o aplicativo, é possível receber informações sobre as condições do documento, do eleitor e da votação.

Para os eleitores que já se cadastraram biometricamente, ele vai substituir então o documento impresso.

Para fazer sua instalação, basta acessar sua loja de aplicativos em seu aparelho celular e consequentemente sua solicitação. Fazendo o procedimento de login e senha você instale o App em poucos minutos.

Além disso, o e-Título faz emissões de certidões de quitação eleitoral e de crimes vinculados sua área de atuação. Dessa forma, a justiça eleitoral tem conseguido fazer uma redução em no consumo de papel e com gastos que envolvem uma impressão do documento.

Como Emitir a 2ª Via Do Título de Eleitor?

Existe um procedimento que deve ser seguido a risca por aqueles que desejam emitir a 2ª Via do título de eleitor. Para isso, preparamos aqui um passo a passo que vai com certeza facilitar

Passo 1 – Comparecer no cartório eleitoral do seu bairro – município ou comunidade onde reside.

Passo 2 – Ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG – Registro Geral ou (carteira de identidade);
  • Comprovante de quitação dos serviços militares ( Para homens com idade de 18 a 45 anos).
  • Comprovante de residência fixa e atualizada.

Passo 3 – Ter idade mínima de 16 anos munido do RG – comprovante de residência e cópias originais.

Para aqueles que se tornaram cidadãos brasileiros naturalizados é necessário ter o seguintes documentos:

  • Cédula de identidade brasileira contendo Naturalidade e país onde nasceu com número da portaria ministerial e nacionalidade brasileira.
  • Certificado de naturalização apresentando um formato original da portaria municipal com data de expedição.
  • Comprovante de residência.

Mesmo sendo um documento considerado fundamental possibilitando o exercício da cidadania, a 2 Via do título de eleitor não é uma documentação básica no decreto 6289 / 07. A emissão da 2ª Via do título de eleitor é totalmente gratuita, ou seja, sem custos.

Como Emitir a 2ª Via do Título De Eleitor Pela Internet?

Para fazer a emissão da 2 ª Via do título de eleitor pela internet é feita através de um acesso no site oficial do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Depois disso, será necessário o seguinte procedimento:

  • Nome completo.
  • Data de nascimento.
  • Certidão de nascimento para solteiros.
  • Certidão de casamento para casados.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • CNH – carteira nacional de habilitação digital.

Depois disso, será enviado uma cópia no endereço de E-mail ou Gmail válidos que foram cadastrados. Dessa forma, o titular do documento vai fazer a impressão e se quiser consequentemente plastifica-lo. Atenção: O prazo para a emissão da 2ª Via do título de eleitor é até 10 dias antes das eleições em 1° turno.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    francisco flavio da costa alencar

    agosto 6, 2021 at 14:36

    segunda via de titulo eleitoral

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *